SEMANA DO MEIO AMBIENTE – 01 A 05 DE JUNHO

O homem à séculos tem sido chamado para a questão de suas relações com o meio ambiente, pois deve e tem obrigação de cuidar do planeta em que habita, o qual chamamos de casa. E devido a várias digamos, falhas humanas, buscar na espiritualidade um caminho para amenizar todos os estragos que durante gerações foram feitas a mãe natureza, e com isso a nós mesmos. Em O Livro dos Espíritos, itens 702 a 711, encontramos:
“O instinto de conservação é uma lei natural, e foi dado a todos os seres vivos, seja qual for o grau de inteligência. Para uns, é puramente mecânico, para outros, é racional, porque todos devem cumprir os desígnios da Providência. Além disso, a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres que têm instintivamente esse sentimento, sem se darem conta disso.

Deus, dando ao homem a necessidade de viver, sempre lhe forneceu os meios para isso, e se não os encontra, é por falta de iniciativa. Deus não poderia dar ao homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios, por isso faz a terra produzir e fornecer o necessário a todos, porque só o necessário é útil.

O uso dos bens da terra é um direito para todos os homens, e esse direito é a consequência da necessidade de viver. Deus não pode impor um dever sem dar o meio de satisfazê-lo”.
Por isso que como habitantes dessa casa planetária e do convivio com os seres que aqui habitam, tesmo obrigação espiritual de cuidarmos dela desenvolvendo a inteligência e senso moral, mas sempre nos colocando nas mãos da Divina Providência para ajudar e se solidarizar com o nosso irmão do caminho.
Orlei Almeida – Colaborador Voluntário Saber Ambiental Fergs.

Do Semeador aos Talentos

Este livro traz para discussão duas parábolas, a do Semeador e a dos Talentos, apresenta uma reflexão de conteúdo psicológico e sob o olhar Espírita para entender os impactos destas passagens em nossa vida emocional e mental.

 

Autor: Sergio Luis da Silva Lopes
Editora: Fergs

Sergio Lopes prepara novo livro sobre aspecto psicológico das parábolas

“Do Semeador aos Talentos” é o novo livro de Sérgio Lopes, que em fase de pré-lançamento pela Editora Fergs. Psiquiatra, psicoterapeuta, palestrante e escritor, Sérgio Lopes, após o livro “O Código do Monte”, debruça-se novamente sobre os ensinos do Mestre Jesus. Dessa vez, o autor reflete sobre a Parábola do Semeador (Mateus 13: 18-23) e a Parábola dos Talentos (Mateus 25: 14-30) a partir de um viés psicológico.

SINOPSE: Para o desenvolvimento de nossa inteligência espiritual, entendida neste livro como um saber, sentir, agir que deve nos fazer melhores diariamente, o espiritismo nos dá as ferramentas para construirmos a nossa casa sobre a rocha, ou seja, habitarmos o mundo com um sentimento espiritual mais profundo, alicerçado em uma ética transformadora e inquebrantável, por refletir o Evangelho de Jesus, que, segundo Kardec, é a melhor expressão da Lei Divina. Inteligência, Espiritualidade, Atitude, Reflexões, Kardec, Crise, Felicidade.

Autor : Vinicius Lousada

Editora : Fergs

A CONQUISTA DA PLENITUDE

SINOPSE: A obra a Conquista da Plenitude, de Vinícius Lima Lousada, é um convite ao roteiro para que vivamosplenamente os valores espirituais de que somos portadores, praticando os saberes que aprendemos com as grandes vozes do céu na Doutrina do Consolador. Espiritismo, Felicidade, Pensamento, Meditação, Depressão, Fé.

Autor : Vinicius Lousada
Editora : Fergs

Em busca da Sabedoria

Sinopse: O objetivo desta obra consiste em aproveitar alguns conceitos e apontamentos doutrinários que nos orientam no sentido do bem viver, instituindo-se num roteiro de sabedoria buscado por todos nós, quando abraçamos a Filosofia Espírita, em prol da felicidade.

Editora: Francisco Spinelli

Autor: Vinícius Lousada

A Saga do Ciúme

De autoria de Cristiane Lenzi Beira, mestra em Psicologia Escolar e Raul Teixeira, o livro busca debater os diversos vieses do ciúme, presente nas relações afetivas e sociais, com o propósito de despertar a atenção necessária para não se permitir envolver nas teias desse vício, que gera tormentos e põe em risco a estrutura da vida em sociedade.

De leitura agradável, provoca uma autoavaliação a respeito do ciúme em nós como uma atitude consciente de quem deseja se poupar a conflitos e sofrimentos diversos.

A apresentação é do Espírito Camilo, recepcionada psicograficamente, em Loulé, Algarve, Portugal, por Raul, em 28 de maio de 2015.

Raul é responsável por quatro dos vinte e cinco capítulos, compondo a quarta parte do livro, adaptada do seminário A vida conjugal e seus enfrentamentos – A dinâmica do ciúme.

 

Cristiane Lenzi Beira e Raul Teixeira

Formato: 14X21

O 7º ERQUE – Encontro Regional de Qualificação de Evangelizadores

 

O 7º ERQUE – ENCONTRO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE EVANGELIZADORES, visa proporcionar o encontro anual de Evangelizadores e Trabalhadores da Área da Família, com enfoque: confraternização entre os participantes da área da Infância e Juventude e da Família e o estudo sobre os temas doutrinários das áreas que foram sugeridos no ano de 2017.
Realizar-se-á no dia 25 de março de 2018 e será sediado pela UME-Taquara. O horário do evento será das 13h30min às 18h30min, na Sociedade Cruzeiro, Rua Frederico Tedesco, 312, Centro, São Francisco de Paula.
O tema desta edição, solicitado pelos participantes da edição anterior e aprovado pelo Grupo do AIJ-CRE2, será:
Família e Evangelização: parceria de amor.
NESTA EDIÇÃO NÃO HAVERÁ TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PARTICIPANTES.
 EVANGELIZADORES:
Diretamente com o Coordenador de AIJ da UME,
 TRABALHADORES DA FAMÍLIA
Com a Vera da Rosa – AFA CRE2, e-mail: veradarosa@terra.com.br, whats 9.8144-4521.
PRAZO FINAL: Dia 10/03/2018, na reunião a ser realizada na Sociedade Espírita União Faz a Força de Esteio.
LANCHE COMPARTILHADO
Solicitamos que cada Casa Espírita, organize-se para levar lanche em quantidade suficiente, que será compartilhado no evento.
Flávio Heleno Bernardes Jocelaine dos Santos Luongo
Presidente CRE2 Coordenadora AIJ-CRE2
“Quando você ensina, transmite.
Quando você educa, disciplina.
Mas, quando você evangeliza, SALVA.”
Amélia Rodrigues